-
Arquitetos: Valentino Architects
- Área: 385 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ramon Portelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Refletindo o antigo e anunciando o novo, uma passarela envidraçada conecta três espaços habitacionais distintos do século XVI, passando do reflexo para a translucidez à medida que o dia avança da manhã para a noite.
O projeto dessa casa atende à necessidade de vincular um conjunto de edificações classificadas como grau patrimonial I e II, incluindo uma sala do moinho que data de meados do século XVI. Introduzindo uma nova coesão entre os volumes para criar uma futura casa familiar, o projeto posiciona um pátio externo como um agente de conexão, permitindo que os espaços díspares se comuniquem com a lareira ensolarada da casa.
A passarela envidraçada funciona como um caminho de ligação entre os três volumes. Invisível desde a rua, a passarela é oculta e anunciada com ousadia, concebida como uma camada reflexiva de contraste entre o antigo e o novo. Ela forma um perímetro marcante ao longo de duas fachadas internas, transportando seus usuários de um bloco residencial para outro.
A passarela é gradualmente alterada de reflexão sólida para pura translucidez ao longo do dia, sua opacidade moderando com a mudança da luz do sol. Pela manhã, reflete a pedra amarela do pátio e as vistas da vila ao redor, surgindo como uma faixa alongada que se curva em uma única junção. À noite, seu corredor envidraçado é iluminado internamente, clareando a área da piscina abaixo e revelando os movimentos de seus habitantes enquanto se deslocam de um quarto para outro.
O térreo, com vista para o pátio, abriga as áreas de jantar e estar. Sua sala principal também possui graus de visibilidade – armários altos pontuam a borda de seu espaço, lembrando pedras minimalistas que às vezes funcionam como portas para salas tangenciais.